Notícias

Publicado: 08/05/2018

Cooperativa de detentas será modelo em plataforma de cursos

As detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), localizado em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), integrantes da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) – a primeira formada no Brasil exclusivamente por mulheres presas -, serão modelo de aprendizagem em um módulo específico do curso de empreendedorismo da plataforma de cursos a distancia do Veduca.

Por meio da parceria firmada entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e a plataforma de cursos Veduca serão garantidos, também, cursos profissionalizantes para as internas com certificação gratuita. Elas serão transformadas em multiplicadoras, graças à experiência dentro da Coostafe.

“Um dos módulos do curso de empreendedorismo terá como case a Coostafe. Vamos falar da experiência dessas mulheres em empreender de dentro de uma penitenciária. Queremos torná-las modelos e aproveitar a experiência delas para fazer um recorte de habilidades socioemocionais, referentes ao que todo empreendedor deve apresentar, como resolução de problemas, criatividade, resiliência e trabalho em equipe. Todos esses fatores são percebidos aqui na Cooperativa. Essas mulheres superam as limitações e conseguem empreender em condições restritas. Nosso objetivo maior é escutá-las e aprender como elas conseguem criar e empreender em condições tão limitadas”, explicou Marcelo Mejlachowicz, fundador do Veduca.

A plataforma de cursos a distância oferece experiências de aprendizagem online criadas para formar agentes transformadores de organizações, governos e novos negócios, com conteúdos baseados em videoaulas e oferecidos aos alunos gratuitamente. Uma das características principais é potencializar experiências transformadoras de aprendizagem, a partir de exemplos que podem ser seguidos pelos alunos.

Vivência – “Nada mais efetivo na educação do que o exemplo, e poder aproveitar a história dessas mulheres para inspirar e desenvolver outras pessoas é maravilhoso. Replicar essa vivência e direcionar outras pessoas que também querem fazer novos negócios, empreender e conseguir transformar ideias em ação, isso é muito desafiador e estimulante”, afirmou a coordenadora de Educação do Veduca, Renata Schiavone.

As internas gravaram um vídeo relatando e mostrando suas experiências, juntamente com as criações da Cooperativa que são comercializadas em feiras e em um shopping, em Ananindeua. “Saber que eu posso compartilhar com as pessoas aquilo que eu já aprendi aqui dentro, e passar para elas um pouco do que vivo, é algo que nunca imaginei que fosse acontecer. Hoje estou ansiosa em saber que, além de servir de modelo, terei a oportunidade de fazer e aprender mais cursos e ter um certificado”, contou a interna Ângela Maria.

Formação – Para a diretora do CRF, Carmem Botelho, tornar o Veduca parceiro é um ganho para o sistema penitenciário paraense. “Nós precisamos de projetos que visem à educação e formação profissionalizante das internas. Na plataforma do Veduca existem vários cursos que possibilitam essa formação. Além disso, o conteúdo é disponibilizado de forma gratuita e com certificados, pois 99% destas mulheres não teriam condições de pagar um curso. Elas terão esse benefício gratuito com certificação garantida. Vamos compartilhar experiências e qualificar as detentas”, explicou a diretora.

A plataforma Veduca contribui para impulsionar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (soft skills), para torná-las acessíveis na linguagem, na tecnologia e no preço. Com mais de cinco anos de história, o Veduca já ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas beneficiadas pela plataforma digital.


Fonte: Bacana News

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.