Notícias

Publicado: 11/07/2022

Cooperativas constroem um mundo melhor: uma edição histórica do #Coopsday para mostrar nosso poder transformador

No dia 2 de julho, cooperativas de todo o mundo celebraram o Dia Internacional das Cooperativas (CoopsDay) mostrando o poder da cooperação. Estamos marcando sua 100ª edição, uma década após o primeiro Ano Internacional das Cooperativas da ONU, que mostrou a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor. O slogan do #CoopsDay deste ano -“Cooperatives Build a Better World”- ecoa o tema do Ano Internacional.

“Hoje, uma década após esse marco, retomamos esse lema e ratificamos nossa proposta de superar os crescentes desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos como humanidade. As cooperativas sempre mostram que um mundo diferente é possível: um mundo com justiça social, um mundo em harmonia com a natureza e um mundo em paz”, disse Ariel Guarco, presidente da International Cooperative Alliance (ICA).

Assista sua mensagem completa aqui.

O movimento cooperativo é composto por mais de 3 milhões de cooperativas com um total de aproximadamente 1 bilhão de membros em todo o mundo de todos os setores e regiões. Como as cooperativas são diversas e suas atividades têm múltiplas dimensões, elas estão contribuindo para quase todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Um estudo realizado pela ICA intitulado Como as cooperativas impulsionam a mudança? – Uma Estrutura ODS para Cooperativas(a ser publicado em 2022), explicará por que e como as cooperativas podem se tornar atores únicos e líderes no alcance dos ODS. A forma de trabalhar das cooperativas, baseada nos valores e princípios, faz contribuições cooperativas específicas para os ODS, além de suas contribuições por meio das principais atividades econômicas (agricultura, pesca, finanças, seguros, saúde, habitação, consumo, indústria e serviços), por:

  • Oferecer oportunidades de geração de renda e trabalho decente

  • Promovendo a igualdade de gênero e a juventude

  • Oferecendo educação e treinamento

  • Protegendo o meio ambiente e o clima

  • Melhorar a cooperação cooperativa a cooperativa

  • Promovendo o desenvolvimento da comunidade


Várias histórias e depoimentos de cooperativas de todo o mundo estão ilustrando concretamente como isso está acontecendo. Encontre-os no MAPA #CoopsDay 

Procurando por alguns dados históricos? Uma linha do tempo interativa compartilhando os marcos do #Coopsday também foi editada pela ICA. Está disponível aqui.

Recebemos muitas fotos e vídeos dos cooperadores que participaram da celebração!

 

 

ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS: UM MARCO PARA AS REFORMAS LEGAIS

O Ano Internacional das Cooperativas da ONU (UN IYC) foi adotado pela  Resolução AG 64/136 da ONU de 18 de dezembro de 200 9. Este foi um momento que estava logo após a recessão global de 2008 e a resposta de 2009 da OIT que propagou a resiliência das instituições financeiras cooperativas durante a crise financeira. O IYC encorajou os formuladores de políticas a considerar a reformulação do ambiente legal para o desenvolvimento de cooperativas, conforme previsto pelo esboço das Diretrizes da ONU de 2001 (A/56/73) e elaborado pela Recomendação de Promoção de Cooperativas de 2002 (Nº 193) da OIT que trouxe ao seu texto, todos os componentes da Declaração da ICA sobre a Identidade Cooperativa - definição (parágrafo 2), valores e princípios (parágrafo 3).

Enquanto o período após 1995 (adoção da Declaração de Identidade) e particularmente após 2002 (adoção da OIT R. 193) viu um aumento acentuado no número de países que deliberaram sobre a reforma legal. Em alguns outros países, como os Estados Unidos, tentativas como o Uniform Limited Cooperative Associations Act de 2007 estavam sendo feitas para modernizar a legislação cooperativa de forma a ajudar as cooperativas a levantar capital externo.

Vários países revisaram suas leis cooperativas na última década com o objetivo de apoiar as cooperativas. Alguns exemplos são o Sri Lanka, que começou a trabalhar em sua primeira Política Nacional sobre cooperativas em 2012, a Mongólia, que estabeleceu um processo consultivo para reformar sua lei cooperativa em 2013, o Vietnã, que adotou uma lei que facilita ainda mais a criação de cooperativas secundárias, o Specialized Farmers Lei Cooperativa da China de 2007, do Estado da Palestina que inaugurou uma nova lei sobre cooperativas em 2017, entre muitas outras. Uma característica comum nessas reformas é a referência aos valores e princípios universais das cooperativas no texto legal. Outros  exemplos notáveis ??de reforma legal coincidindo com e após a proclamação do AIJ da ONU são os seguintes:

A 97ª Lei de  Emenda Constitucional (2011) da Índia, que deu a todos os cidadãos um direito básico-civil-fundamental de formar cooperativas, um direito que é semelhante ao direito do povo de formar sindicatos e associações, conforme garantido pelos Artigos 23 e 20 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Artigo 22 do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, 1966.

O Framework Act on Cooperatives de 2012 foi adotado na República da Coréia, com o objetivo de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de cooperativas em todos os setores econômicos e serviços, especialmente aqueles não abrangidos pelo quadro legal então existente que regulamentava apenas oito " setores tradicionais, como agricultura, pesca, consumo etc. Cerca de 12.000 novas cooperativas em diferentes áreas foram criadas no país após a aprovação da Lei-Quadro. Exemplos dessas cooperativas são cooperativas de taxistas, cooperativas de intérpretes/tradutores de idiomas, cooperativas de freelancers etc. 


UM #COOPSDAY HISTÓRICO

Marcado pelas cooperativas em todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

A celebração deste ano foi a centésima edição do Dia Internacional das Cooperativas, o 28º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e marcará uma década do Ano Internacional das Cooperativas em 2012.

O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (COPAC) definiram conjuntamente o tema para a celebração do #CoopsDay.


Fonte: Aliança Cooperativa Internacional (ACI)

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.