Notícias

Publicado: 19/10/2022

Cooperativas contribuem para diminuir a pobreza no mundo

As cooperativas estão em uma posição privilegiada para erradicar a pobreza e dignificar a vida das pessoas, como negócios centrados no ser humano que existem para atender às necessidades de seus membros. Eles subscrevem os sete princípios cooperativos que garantem a adesão aberta e voluntária, controle democrático, autonomia e independência e preocupação com sua comunidade. Colocando a equidade, a igualdade e a justiça social no centro da empresa, as cooperativas de todo o mundo estão permitindo que as pessoas trabalhem juntas para criar empresas sustentáveis ??que gerem empregos e prosperidade de longo prazo. Através do poder do coletivo, os cooperadores podem compartilhar riscos, tomar decisões em conjunto sobre o futuro da cooperativa, fortalecer e aprimorar suas próprias habilidades e reinvestir em suas comunidades.

Em sua contribuição para a erradicação da pobreza, as cooperativas criam oportunidades de emprego oferecendo emprego assalariado direto às pessoas, autoemprego aos membros e emprego indireto por meio do transbordamento de suas atividades geradoras de renda. Com base em dados de 156 países, a estimativa atualizada mostra que o emprego em ou no âmbito das cooperativas atinge pelo menos 279,4 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, 9,46% da população mundial ocupada ( CICOPA, 2017 ).

As cooperativas também têm apoiado seus membros a se envolverem em atividades geradoras de renda para melhorar seus meios de subsistência. Por exemplo, a Sociedade Cooperativa de Produtores de Laticínios de Githungurino Quênia tem ajudado os agricultores a aumentar a produtividade por meio da prestação de serviços essenciais para a pecuária leiteira. Eles projetam modelos de fornecimento de insumos agrícolas que obtêm produtos de qualidade de forma confiável a preços acessíveis e montam centros de coleta de leite que também servem como pontos de venda de insumos agrícolas. Eles se esforçam para garantir que tenham aumentado os meios de subsistência de seus membros e transformado significativamente muitos pequenos agricultores em alguns dos maiores produtores de leite do país e capazes de atender às suas necessidades diárias. Como as cooperativas existem em todas as regiões do mundo e em todos os setores da economia, há muitos exemplos de como elas contribuem para o alcance do ODS 1 de erradicação da pobreza.

Para marcar o 30º Dia Internacional da ONU para a Erradicação da Pobreza deste ano , destacamos alguns casos das regiões para compartilhar como as cooperativas estão contribuindo para a erradicação da pobreza.  

Cooperativas que contribuem para a erradicação da pobreza

União Cooperativa Profissional de Pecuária do condado de Yilong, China

Sendo inicialmente uma associação, a Associação de Desenvolvimento Rural do Condado de Sichuan Yilong foi transformada em uma união cooperativa do condado para modernizar a indústria pecuária, ao mesmo tempo em que fazia a ponte entre os agricultores de grande escala e os pequenos agricultores familiares.

A união cooperativa fornece conhecimentos e serviços sobre gestão, educação, finanças familiares, compra e venda conjunta, aconselhamento e avaliação do lar a associados e agricultores. Além disso, para proteger os pequenos agricultores desfavorecidos, o sindicato fornece fundos de criação de gado para as aldeias para apoiar as pequenas famílias na compra de vacas.

A União Cooperativa Profissional de Pecuária do condado de Yilong tornou-se uma nova entidade social e econômica para revitalizar as indústrias rurais e estabelecer a cooperação rural-urbana por meio da solidariedade e da cooperação.

Encontre mais informações sobre esta união cooperativa aqui .

COPRORIZ-Ntende, Ruanda

A cooperativa COPRORIZ-Ntende trouxe prosperidade a Ntende (Ruanda) ao melhorar as técnicas agrícolas e as competências empresariais dos agricultores. Graças ao trabalho coletivo e à melhoria do bem-estar dos agricultores, a cooperativa também contribuiu para restabelecer os vínculos sociais após o genocídio.

Um dos sucessos da cooperativa tem sido a dinâmica de investimentos na mesma cooperativa para melhorar os serviços aos associados (por exemplo, serviços financeiros, seguro saúde, planos de previdência; treinamento) e expandir o modelo de negócios. Além disso, a cooperativa facilitou o acesso ao mercado e apóia os associados em caso de má colheita.

Descubra mais sobre esta cooperativa neste filme e breve #coops4dev e aroundtheworld.coop .

Manos de Uruguai, Uruguai

Manos del Uruguay é uma produtora de moda artesanal, empresa de comércio justo e marca composta e de propriedade de 12 cooperativas de mulheres produtoras em todo o Uruguai. Existe para atender a esses produtores, priorizando a missão de proporcionar meios de subsistência e oportunidades de desenvolvimento pessoal para as mulheres rurais do Uruguai.

Os lucros são reinvestidos ou redistribuídos para beneficiar os produtores. Os impactos ambientais, a economia circular das cadeias de suprimentos e os ciclos de vida dos produtos são considerados ao reaproveitar fios não utilizados e manter uma cadeia de suprimentos em pequena escala. Esse modelo também considera o impacto otimizado e de longo prazo de sua criação de valor. A cooperativa Manos criou os primeiros jardins de infância no Uruguai, oferecendo cuidados infantis e criando melhores oportunidades educacionais para os filhos dos artesãos.

Cooperativa Ruah, Itália

A Cooperativa Ruah foi fundada em janeiro de 2009. É uma cooperativa mista, tipo A e B, que deu continuidade às atividades da Associação Comunitária de Imigrantes Ruah Onlus, fundada em 1991, em colaboração com a Cáritas Diocesana Bergamasca para responder à emergência migratória no território de Bérgamo.

A Cooperativa apoia a promoção humana da comunidade e a integração social dos cidadãos italianos e estrangeiros. Oferece serviços de acolhimento, colocação profissional de pessoas desfavorecidas, intervenções formativas sobre os temas do diálogo e do encontro intercultural que visam o respeito e o reconhecimento de cada ser humano.

Encontre mais informações em seu site.

Gostaríamos de incentivar as cooperativas a compartilhar conosco casos atualizados que poderíamos apresentar em nossas futuras publicações e eventos. Por favor, compartilhe seus exemplos recentes e melhores práticas sobre como sua cooperativa está contribuindo para a erradicação da pobreza para njuguna(at)ica.coop .


Fonte: ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.