Notícias

Publicado: 02/08/2016

Entidades se reúnem para celebrar cooperativismo

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que foi em 4 de julho, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e a Casa do Empreendedor realizaram na quinta-feira (28/7) um encontro de confraternização com as sete cooperativas do município, que mantêm parceria com a Prefeitura de Embu das Artes.

Entre elas estão: Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER), Cooperativa dos Guardadores de Carro, Associação Casa do Artesão, Uniart & Sabor Cooperativa Alimentícia de Embu, Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (Coopermape), Cooperativa de Trabalho dos Condutores de Escolares de Embu e Região (Cooper Escotrans) e Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos.

O evento ocorreu na Central de Qualificação Profissional, na Praça da Lagoa, e contou ainda com uma palestra do Sebrae, ministrada pela consultora Maria Bernardete, que discutiu os valores e princípios que devem permear a estrutura de uma cooperativa, como solidariedade, igualdade, participação, autonomia, ética, respeito, colaboração, entre outras.

“O equilíbrio das forças tem que haver numa cooperativa, mesmo num ambiente de competição sadia”, disse Bernardete. “Além disso, todo cooperado precisa pensar na entidade como uma empresa, agindo com espírito empreendedor e identificando oportunidades”, completou ela, destacando a ascensão do empreendedorismo social e coletivo na sociedade atual.

O presidente da Cooperativa dos Guardadores de Carro, José Carlos da Fonseca, grupo que atua há 14 anos na cidade, reiterou o sucesso dos serviços prestados pelos seus 60 trabalhadores que, devidamente uniformizados, recepcionam e vigiam os veículos de turistas e munícipes que vêm ao Centro Histórico, que só dão uma contribuição em dinheiro de forma voluntária.

Representando a Uniart & Sabor Cooperativa Alimentícia de Embu, que tem 14 anos de existência e 23 cooperados, o presidente José Adilson dos Santos ressaltou a satisfação de preparar e servir 1.300 refeições diárias no Restaurante Popular, propiciando uma alimentação saudável com um preço acessível (R$ 3,00) para pessoas de baixa renda. “Estamos dispostos a melhorar e crescer mais a cada dia, estudar e fazer cursos pela Casa do Empreendedor, que nos ajuda muito e eleva nossa autoestima”.

A Casa do Artesão, fundada em 2004, agrega cerca de 90 artesãos do município e região e os incentiva a produzir, expor e viver de artesanato. Sua presidente, Helenice Aparecida Franco, falou dos planos de expandir as atividades da associação: “Vamos explorar outras formas de promover a arte em nosso espaço, como manifestações ao vivo, por exemplo”.

Incubadora de Cooperativas

Criada em 2002, a partir da necessidade de organizar grupos que estavam fora do mercado de trabalho, a Incubadora de Cooperativas de Embu das Artes é a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Seu objetivo é diminuir a desigualdade social e gerar renda, oferecendo assistência técnica, jurídica e social aos cooperados.

Já a Casa do Empreendedor, do Sebrae, é um espaço destinado àquela pessoa que deseja tornar-se um empreendedor. Lá, os interessados recebem instruções de como organizar seu próprio negócio através da Incubadora de Cooperativas, do Posto do SEBRAE e do Banco do Povo Paulista.

Seus objetivos: Criar instrumentos e mecanismos que estimulam o crescimento das atividades cooperativistas e associativistas do município; Prestar assistência técnica às cooperativas sediada no município; Apoiar técnica e operacionalmente o cooperativismo no município, promovendo parceiras para o desenvolvimento do sistema Cooperativista no âmbito municipal e estadual; Fomentar e fortalecer as  alternativa de geração de trabalho e renda; Proporcionar qualificação técnica e combater o desemprego.

Casa do Empreendedor
Rua Siqueira Campos, 100, Centro
Telefone: 4704-2005


Fonte: Prefeitura de Embu das Artes

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.