Notícias

Publicado: 18/10/2016

Novo relatório da ACI revela impacto do cooperativismo no empoderamento das mulheres

Em relatório da Aliança Cooperativa Internacional apresentado “A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em cooperativas: uma revisão da literatura”, que mostra quanto o cooperativismo tem contribuído pela a igualdade de gêneros.

O relatório examina tudo o que já foi publicado sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em cooperativas em termos de direitos econômicos e acesso, sociais e culturais, os direitos legais, participação política e bem-estar psicológico.

Do estudo surgiram algumas tendências que vão desde: as cooperativas como uma boa estrutura organizacional para a paridade de gênero e promoção; os desafios vivenciados pelas mulheres em cooperativas e lideranças das mulheres.

O relatório realizou também uma análise de três setores em que as cooperativas operam (agricultura, finanças e consumo) e explora como a igualdade e as mulheres são nestes contextos diferentes com exemplos de estudo de caso especifico de cooperativas de todo o mundo.

Após análise do setor é feito uma compilação com 18 publicações (guias, manuais e outros materiais de treinamento) sobre a igualdade de gênero e o empoderamento de interesse para as cooperativas de mulheres.

O relatório mostra o quanto é importante a criação de cooperativas de mulheres, para que as mesmas tenham a sua renda e seu trabalho e dando dignidade para aquelas que estão em situação de vulnerabilidade.

Se quiser ler o relatório (em inglês) clique aqui.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.