Notícias

Publicado: 18/10/2016

As 300 maiores cooperativas do mundo anunciam crescimento de 7%

Foi anunciado pela edição 2016 do Observatório Mundial das Cooperativas que as 300 maiores cooperativas do mundo cresceram 7% com um faturamento de 2,53 bilhões de dólares. Os resultados foram apresentados durante o Congresso Internacional de Cooperativas realizada em Quebec, no Canadá.

O diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional disse: O Observatório Mundial comemora seu quinto ano, e não há melhor forma de celebra-lo orgulhosos ao anunciar o crescimento de 7% em um momento mais adequado: durante o Congresso Internacional de Cooperativas de 2016. Existe um interesse crescente nas cooperativas em todo o mundo, e necessitamos responder a este interesse com uma promoção adequada do nosso modelo. O Observatório Mundial conta com uma fonte de dados das maiores cooperativas do mundo, é um instrumento central para aumentar a conscientização, a elaboração de políticas, defesa e investigação”.

O Observatório Cooperativo Mundial de 2016 se realiza em cooperação com a Aliança Cooperativa Internacional e o instituto Europeu de Investigação sobre Cooperativas e Empresas Sociais.

O Observatório mensura dados desde 2014, compilados de várias fontes, como rankins nacionais, ranking setoriais, bases de dados existentes de dados financeiros, informes anuais e pesquisas. Foram 146 pesquisas por parte de organizações e, 39 países, incluindo cooperativas individuais e organizações cooperativas federal.

A base de dados deste ano contém informações sobre 2370 cooperativas de 63 países. Destas, 1420 de 52 países contam com um faturamento superior aos 100 milhões de dólares.

O Observatório utiliza outros dados para classificar as cooperativas por rankings por faturação com base em relação ao Produto Nacional Bruto (PNB) per capita, relacionando os benefícios da cooperativa com o poder aquisitivo do país em que opera. Em outro ranking, é considerado a relevância da cooperativa em seu país. NH Nonghyup ocupa o primeiro lugar, seguido de Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited (IFFCO), Crédit Agricole, a Unimed do Brasil e Groupe BPCE.

As 300 maiores cooperativas são provenientes de 25 países e contam com um faturamento combinado de US$ 2,53 bilhões, um incremento de 7,20% em relação dos US$ 2,36 que foi apresentado em 2015.

Dentre as maiores cooperativas do mundo 32% são do setor agrícola; 39% do setor de seguros; 19% do setor do comércio de atacado e varejo; e 6% do setor bancário e financeiro. Algumas das 300 maiores cooperativas também se encontram no setor social e sanitário (1%), o setor industrial (2%) e outros serviços e atividades.

O Observatório compila dados de cooperativas procedente de todos os continentes demonstrando o papel primordial que tem as cooperativas na economia mundial.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.