Notícias

Publicado: 06/12/2016

Unesco reconhece as cooperativas como bem cultural intangível

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura) reconheceu as cooperativas como um bem cultural intangível. A decisão foi do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que ocorreu em 2 de dezembro na Etiópia.

Com a inclusão das cooperativas na lista cultural imaterial é incluído a ideia e a prática do que é o cooperativismo e o que ele pode ajudar em todo o planeta. A lista descreve as cooperativas como entidades que “permitem a construção de comunidades através de interesses e valores comuns, criando soluções inovadoras para problemas sociais, desde geração de emprego e assistência a idosos até projetos de revitalização urbana e energias renováveis".

No inicio de 2016, a coleção do fundador do movimento cooperativista Robert Owen, foi incluído pela Unesco no programa Memória do Mundo.

A UNESCO estabeleceu o Programa Memória do Mundo em 1992, com base no princípio de que o patrimônio documental mundial pertence a todos e deve ser preservado e tornado permanentemente acessível a todos.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.