Notícias

Publicado: 21/10/2019

Ruanda é palco da Conferência Internacional da ACI

Mais de mil pessoas procedentes de 94 países distintos participaram da edição de 2019 da Conferência Internacional da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) sobre “Cooperativas para o desenvolvimento” que está sendo realizado em Kigali (Ruanda). O evento foi organizado em colaboração com o governo de Ruanda, que tem 43% da sua população são membros de cooperativas.

“Estamos encantados em estar neste maravilhoso país em que compartilhamos, discutimos e observamos a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades. Esta conferência é o prelúdio da celebração 125º aniversário da ACI, disse o presidente da ACI em entrevista coletiva com a Soraya Hakuziyaremeye, ministra do Comércio e Indústria de Ruanda.

As cooperativas, como empresas centradas nas pessoas e atores chaves para o desenvolvimento, estão contribuindo para um futuro melhor e mais sustentável para todos mediante o apoio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa de desenvolvimento sustentável tem sido o aspecto chave dos debates sobre “Cooperativas para o Desenvolvimento” e as ODS foram os principais pontos de intervenção para os palestrantes.

No âmbito do desenvolvimento e das ODS, questões como empoderamento das mulheres, conservação ambiental, erradicação da fome e da pobreza, moradia acessível e igualdade foram abordadas.

A Resolução de Kigali sobre o Desenvolvimento (em inglês) foi aprovada e reafirmando o compromisso do movimento cooperativo global com a Declaração Internacional sobre a Identidade Cooperativa e enfatizou a necessidade que as cooperativas sejam reconhecidas como um ator indispensável para as associações de múltiplas partes interessadas necessárias para alcançar o desenvolvimento sustentável além de 2030.

A conferência reuniu cooperativistas de mais de 94 países, atores da sociedade civil, entidades de desenvolvimento, políticos, dirigentes governamentais, representantes de organizações regionais e internacionais, pesquisadores e um grande número de atores envolvidos no campo do desenvolvimento.

Assembleia Geral da ACI 2019

Com o plano para uma Década Cooperativa chegando ao fim em 2020, o movimento cooperativo global aprovou durante a Assembleia Geral em 17 de outubro, as diretrizes para um novo documento estratégico que liderará as cooperativas na próxima década.

A Assembleia Geral da ACI também adotou uma declaração reiterando seu compromisso com "paz, bem-estar e prosperidade para todos".


Fonte: ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.