União, compromisso para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas de trabalho nortearam as conversas durante o evento “Cooperativas de Trabalho em Alerta”, organizado pelo SINCOTRASP (Sindicato das Cooperativas de Trabalho no Estado de São Paulo).
O evento foi realizado na última quarta-feira, 20 de agosto, em São Paulo, e reuniu diretores de cooperativas, advogados, vindos de vários locais do Brasil.
“Temos pessoas vindas de vários estados brasileiros, como Amapá, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O nosso evento e os temas que foram abordados são importantes para o cooperativismo de trabalho em todo o Brasil”, falou Daniel Wendell, presidente do SINCOTRASP.
Na primeira palestra, o advogado Dr. Josmar De Maria, falou sobre a volta das ações do MPT (Ministério Público do Trabalho) contra as cooperativas de trabalho.
Josmar elencou como estão ocorrendo estas ações que inclui análise detalhada de estatuto e contratos, foco na relação contratante/cooperativa, entre outras, além disso demonstrou que continua a vigilância e controle das cooperativas.
Um tema que se tornou destaque dentro do cooperativismo recentemente é o tema 1389 que trata sobre o trabalho PJ. Este assunto foi tratado pela Dra. Renata Berenguer que mostrou um panorama sobre o judiciário brasileiro e como o STF (Supremo Tribunal Federal) tem tratado esta questão e que o cooperativismo precisa estar atento a estes movimentos da justiça brasileira.
O presidente do SINCOTRASP, Daniel Wendell, em sua palestra falou sobre cooperativas de trabalho que atuam de forma desleal com cooperativas corretas e o prejuízo moral e logístico que isso acarreta para todos e o quanto é importante as cooperativas trabalharem com ética e honestidade, além de denunciarem ao sindicato as cooperativas desleais e/ou fraudulentas.
O Dr. Edu Monteiro, advogado que trabalha com sindicalismo e cooperativismo, veio falar sobre como sindicatos de empregados atuam contra o cooperativismo de trabalho e como o Sindicato das Cooperativas de Trabalho (SINCOTRASP) atua para combater essas ações e preservar a boa imagem do cooperativismo de trabalho.
Lançamento da ANACOOP
O SINCOTRASP um sindicato que tem a sua atuação focada no estado de São Paulo e isso traz uma limitação territorial à abrangência do seu trabalho. Pensando nisso, surge a ANACOOP (Associação Nacional das Cooperativas de Trabalho) para expandir a atuação para todo o território nacional.
“Essa associação nos permitirá alçar voos maiores e estar juntos das cooperativas em todo o país. Este é o momento da união de todos para o fortalecimento do nosso ramo”, explicou Daniel Wendell, que presidirá a ANACOOP.
Durante o evento e no final, várias cooperativas preencheram suas fichas de filiação a ANACOOP.